quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ponte.

    Dentre os muitos significados da palavra acho que o mais bonito é o que liga dois pontos...E porque não duas pessoas...?!?!
"Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.  Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal-entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Abriu-a e se deparou com um homem que lhe disse:
- Estou procurando trabalho. Talvez você tenha algum serviço para mim... Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo.
- Nós brigamos e não posso mais suportá-lo.
- Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro.
- Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei. Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco!
Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

2 comentários:

  1. O orgulho é um grande construtor de cercas. Em meu orgulho já me distanciei de diversas pessoas que gostaria que estivessem comigo, rindo, compartilhando idéias e, consciente disso, ainda não sou capaz de construir essa ponte. Existe algo na humildade que não compreendo. Já houve uma pessoa que me pediu perdão e minha amizade de volta após erros que ambos cometemos. Senti-me pequeno e mesquinho. Pude ver como ela havia se engrandecido e amadurecido ao se submeter àquele pedido. Agradeci e disse-lhe o quanto a admirava... Poucos tem a grandeza dos carpinteiros.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a história! Completando o que o Thiago escreveu no comentário, realmente o orgulho é um fator decisivo na "construção de pontes", mas as pessoas também precisam de atitudes!
    Pior que o orgulho é a indiferença, simplesmente há pessoas que não se importam com nada e com ninguém, e o destino para estas pessoas é um só: solidão e arrependimento!
    No final, não importa O QUE você têm na vida, mas sim QUEM você tem na vida!

    ResponderExcluir