De forma alguma, quero aqui levantar qualquer polêmica. Mas diversas vezes já percebi reações estranhas em algumas pessoas, quando defendo que "a virtude está no meio termo". Até um queridíssimo amigo meu uma vez me mostrou um vídeo com texto do ilustre Luiz Fernando Veríssimo dizendo que: "Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza". Ok, posso até concordar com esse tipo de opinião, afinal eu também defendo que devemos viver a vida intensamente. Mas aqui vai um "direito de resposta" com o conto Sabedoria Caipira:
"Um palestrante entrou num auditório para proferir uma palestra, com surpresa, deu com o auditório vazio.
Só havia um homem, e sentado na primeira fila.
Desconcertado, o palestrante perguntou ao homem se devia ou não dar a palestra só para ele.
O homem respondeu:
- Sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e encontrasse apenas uma galinha para alimentar, eu alimentaria essa única galinha.
O palestrante entendeu a mensagem e deu a palestra inteira, conforme havia preparado.
Quando terminou, perguntou ao homem:
- Então, gostou da palestra?
O homem respondeu:
- Como eu lhe disse, sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e só tivesse uma galinha, eu não daria o saco de milho inteiro para ela."
Termino dizendo, também em homenagem ao meu querido amigo, ícone (pelo menos para mim) da motivação, que: "Motivação é que nem banho. Não dura muito, por isso precisa tomar todo dia!!!"
Como digo no rodapé deste blog: "Não digo tudo o que penso, mas penso em tudo que escrevo!"
Grande Abraço
Grande Abraço
Very wise my friend, very wise. rsrssrsrs
ResponderExcluirI liked the comment on the Boss as well, rsrsrs.
See ya
Como você percebeu, preferi conversar pessoalmente e me expressar "ao vivo" antes de escrever este comentário.
ResponderExcluirDuas coisas, primeiro que certamente você quer causar polêmica (e isso é muito bom de sua parte) e segundo que você pode citar meu nome, porque afinal todo mundo sabe que sou eu mesmo..rsrsr
A história é muito interessante e verdadeira, e para deixar bem claro, eu também sou adepto da expressão: "A virtude está no meio termo", mas penso também que até esta expressão tem um "meio termo". Existem situações que realmente temos que buscar um equilíbrio, mas outras temos que explorar ao máximo, como por exemplos momentos de amizade e amor, que não devem ser medidos ou controlados.
Meu grande amigo, gostaria muito de saber o segredo e nível deste "meio termo", mas penso que isso é quase como descobrir o segredo da vida. Aproveito já para agradecê-lo, pois com você venho aprendendo cada vez mais a atingir o meio termo.
Forte Abraço!
Pois recomendo aos dois o livro de Aristóteles "Ética a Nicômaco", de quem, meus caros, herdamos a idéia de meio-termo. Lá ele diz que o meio-termo para nós não deve ser um conceito aritmético, isto é, eqüidistante dos extremos tal como o meio-termo de doze é seis. Deve ser, sim, qualitativo, concordante com a necessidade de cada um, pois o "muito" pra um não é o mesmo "muito" para o outro. Além do mais, amor e amizade não conhecem meio-termo pois abrangem o infinito, cuja metade também desconhece limites.
ResponderExcluirAristóteles destina o livro a seu filho. Como um pedagogo o filósofo orienta Nicômaco para o caminho da felicidade, que é o fim de todo esforço humano.